Regulamento

Consulta as regras e normas da Liga de Sueca UMinho.

Regras Gerais

1. Participação

Podem participar qualquer núcleo, associação ou grupo cultural da Universidade do Minho. As pessoas devem integrar estas organizações, senão não podem participar na liga. Cada equipa deve ser constituída entre 2 a 6 jogadores.

2. Elegibilidade

Apenas estudantes atualmente matriculados na UMinho podem participar. Cada jogador só pode representar uma organização por época.

3. Formato da Competição

A liga é disputada em formato de todos contra todos. Os jogos podem ser de 4 a 10 pontos, ganha o primeiro a chegar a este número de pontos.

Regras de Equipa

1. Composição

Cada jogo é disputado por 4 jogadores (2 duplas). As equipas devem indicar a disponibilidade dos seus jogadores na plataforma para jogar.

2. Capitão de Equipa

O capitão é responsável pela comunicação entre núcleos e pela gestão da disponibilidade dos jogadores da sua equipa, garantindo que os jogadores marcam a sua disponibilidade na plataforma e que um acordo é atingido entre as equipas.

3. Comunicação

As alterações a horários e desmarcações devem ser comunicadas aos oponentes através de algum meio de comunicação (WhatsApp, email, Instagram ou outro) com a devida antecedência, de boa fé, para garantir que não há mal-entendidos.

Regras de Jogo

1. Regras da Sueca

Sueca é um jogo de mudos para surdos. Aplicam-se as regras tradicionais da Sueca portuguesa.

2. Distribuição de Cartas

A pessoa a partir o baralho deve ser o parceiro de quem baralhou. Dá as cartas a pessoa diretamente à direita de quem partiu o baralho. Enganar a dar cartas dá 4 pontos à outra equipa.

3. Deitar o Jogo a Baixo

O jogo só pode ser deitado a baixo se um jogador não tiver mais de 10 pontos na mão (inclusive) e não tiver nenhum trunfo. Sem estas duas condições em simultâneo, o jogo não pode ser deitado a baixo.

4. Renúncia

Renúncia dá 4 pontos à outra equipa. Para que a renúncia seja válida, a equipa lesada deve ser capaz de identificar o jogador que a realizou bem como onde é que ela aconteceu. Não basta dizer que houve renúncia.

5. Bandeirinha

A famosa "bandeirinha", isto é, não fazer nenhum ponto, dá 4 à outra equipa. Para não levar 4 é necessário fazer pelo menos 1 ponto, ou seja, mãos sem pontos não contam para evitar isto.

6. Pontuação Especial

Fazer até aos 29 pontos apenas, inclusive, leva 2.

Calendário e Horários

1. Marcação de Jogos

Os jogos são marcados pela organização com base na disponibilidade das equipas.

2. Tolerância de Atrasos

As equipas têm 20 minutos de tolerância em relação ao horário do jogo. Após este período, o jogo é dado como perdido por x-0 à equipa ausente, sendo x o número de rondas acordadas para o jogo, salvo exceções justificadas e casos de força maior, aprovadas pela organização.

3. Prazo dos Jogos

As equipas devem jogar o jogo no prazo dado, caso contrário contará como derrota para ambas as equipas, exceto se for provado má fé de um dos lados. Nesse caso, a equipa lesada recebe a vitória.

Fair Play e Conduta

1. Fair Play

Fair play é obrigatório. Espera-se de todos os participantes um comportamento respeitoso e desportivo. A organização reserva-se o direito de desqualificar equipas que não respeitem o fair play.

2. Bom Senso

O bom senso reina. Em situações não previstas nestas regras, deve prevalecer o bom senso e o espírito desportivo entre todos os participantes.

Dúvidas sobre o regulamento? Contacta a organização através do email ligasueca@uminho.pt ou consulta a página de contactos.